Câmara de Vereadores de Pombal emite nota de pesar pela morte do Professor Arlindo Ugulino

Ex-promotor de justiça morreu aos 92 anos em João Pessoa.
Por Allison 14/01/2026 #Administração
img

Foto:

A Câmara de Vereadores da cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, casa "Avelino de Queiroga Cavalcanti", emitiu nesta quarta-feira (14/01/2026), uma nota de pesar pela morte do professor, advogado e promotor de justiça aposentado Arlindo Ugulino, aos 92 anos, em João Pessoa.

Um homem exemplar que marcou a história da educação e do Direito em Pombal e em toda a região com feitos que até hoje são lembrados pelos que tiveram o privilégio de conviver ao seu lado.

Professor Arlindo como simplesmente era conhecido, foi professor nos antigos colégios Diocesano e Josué Bezerra, além de diretor da Escola Estadual "Arruda Câmara" durante dez anos, professor do curso de direito da Faculdade de Direito de Sousa - FADISA, quando passou a ser servidor público federal.

Professor Arlindo, se formou em Direito pela Faculdade de João Pessoa e começou a advogar em favor dos indefesos nas Comarcas de Pombal e das cidades circunvizinhas.

Em 1981 passou no Concurso Público para exercer as funções de Promotor de Justiça substituto, sendo nomeado para a Promotoria de Justiça de Pombal. Foi substituto nas Promotorias de Catolé do Rocha, Brejo do Cruz e São Bento, assumindo logo em seguida a promotoria de Justiça da Comarca de Sousa. Exercendo ainda as funções de Superintendente Regional de Polícia Civil do 8º Núcleo com sede em Catolé do Rocha.

Natural de Santa Luzia, Arlindo Ugulino nasceu em 29 de abril de 1933, casado com a artista plástica Sonia de Medeiros Ugulino (cujo nome de registro é Célia), formando uma família constituída de oito filhos: Quatro homens e quatro mulheres. Malba Delian, Arlindo Filho, Lúcio Flávio (em memória), Maria Jandira, Luis Augusto, Terezinha de Jesus, Paulo de Tarso e Fernanda de Lisiê.

Professor Arlindo, é membro efetivo desde a fundação da Academia de Letras de Pombal, ocupando a cadeira cujo titular é o seu bisavô e primeiro repentista do Nordeste, Ugulino Nunes da Costa, mais conhecido por Ugulino do Sabugi.

Assessoria com arquivo de Clemildo Brunet

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON